quarta-feira, 27 de maio de 2009

Percurso de 40km (ida e volta)

Distância e duração estimada
O valor de referência da ligação entre Espanha e Marrocos é de 14,4 quilómetros entre Punta Oliveros (Espanha) e Punta Cires (Marrocos), mas devido às fortes correntes que se fazem sentir no local, é normal que o local de partida (ou chegada) em Espanha seja na Ilha de Tarifa, que dista de cerca de 18,5 quilómetros de Punta Cires (Marrocos).

Naturalmente que uma Travessia deste tipo dificilmente será realizada totalmente a direito, dependendo das condições do mar e das correntes, sendo por isso previsível que a distancia final percorrida seja um pouco maior, de acordo com as opções tomadas. Em condições normais, tendo 40 quilómetros como valor médio de referência, pensamos que será possível a ligação a nado em cerca de 10 horas.

Local de partida
Provavelmente a partida será dada de Punta Cires (Marrocos), o que obriga a uma viagem inicial de barco (Espanha - Marrocos) e uma viagem final (Marrocos - Espanha). Esta questão terá de ser resolvidas nos próximos dias em função dos ventos previstos e marés.

Local de chegada e retorno
O local de chegada será provavelmente no ponto de partida, em Punta Cires (Marrocos). O local de retorno em Espanha será algures na Ilha de Tarifa, muito dependente do impacto das correntes na velocidade de progressão do nadador.

Sem comentários: