segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cá entre nós… (in Jornal “O Almonda”)

Entrevista ao Jornal “O Almonda” publicada a 22-05-2009
Nuno Vicente, torrejano de 30 anos, em Agosto passado atravessou a nado o Canal da Mancha (Inglaterra – França) em 11 horas e 36 minutos. É nadador do Clube de Natação de Torres Novas desde sempre e está prestes a ser Pai pela 1ª vez.

1 - O livro de sempre… Porquê?
“O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway. É uma história que relata a luta constante do homem contra a natureza, na disputa da sua sobrevivência, através da sua experiência, sorte e perseverança.
Foi um dos poucos livros que “devorei em 3 tempos”, provavelmente por ser uma historia inspiradora passada num cenário que respeito e me fascina – O Mar. Li o livro uns 10 anos antes da Aventura do Canal da Mancha, numa altura em que tal desafio nem sequer me passava pela cabeça. Agora olhando para trás vejo que o livro relata de forma quase fidedigna o que tive de superar para atravessar Canal da Mancha.
2 - Um filme para rever…
“Magnólia” de Paul Thomas Anderson. É um filme recheado de temas polémicos relacionados com os vícios e extravagâncias da sociedade actual. É um relato da vida de várias personagens que nada têm em comum, mas que por coincidências do destino se acabam por cruzar.
Tem um inicio arrebatador e que me prendeu desde logo. Além de tudo isso tem uma banda sonora quase exclusiva de Aimee Mann, uma voz que não se esquece.
3 – A música que não se esquece…
Tal como Aimee Mann (álbum do filme Magnólia), os álbuns de Damien Rice (O) e dos Kings of Convinience (Quiet is the New Loud), fazem parte da play-list do meu i-pod.
Mais recentemente, fiquei viciado pelo som dos “Deolinda” que por infelicidade minha não pude ver no Cine-Teatro Virgínia porque já estava esgotado quando fui à bilheteira.
4 - Sempre à mesa… (prato preferido, companhia ideal, sugestão de local…)
A refeição ideal será na companhia da Filipa, num restaurante à beira mar a ouvir as ondas, com um qualquer prato de peixe.
Sou um bom garfo! Gosto de quase tudo, desde grelhados, cozidos ou coisas mais elaboradas. Aprendi com os meus pais que nunca se deixa nada no prato, por isso sempre que não gosto de algo, faço de tudo para que não venha parar ao meu prato.
5 - Um destino que marca… Porquê? (viagem/passeio marcante já realizado)
Sem duvida que os 15 dias em Itália foram marcantes (2006). Eu e a Filipa fomos à Aventura sem ter nada marcado e conhecemos quase toda a Itália, cidades lindas e marcantes como Roma, Florença e Veneza, e outras menos “comerciais” mas também espectaculares como Luca ou Vinci, entre muitas outras.
6 - Ainda hei-de… (projecto ou sonho a realizar)
Atravessar a nado o Estreito de Gibraltar (Espanha - Marrocos). E como não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, espero poder realizar este sonho antes de ser Pai, porque depois de nascer o “Bruno” as minhas prioridades serão obviamente outras.
7 - Um defeito e uma virtude.
Teimoso. Creio que em determinadas situações é um defeito, mas em outras pode ser uma virtude. Quem me acompanha diariamente sabe do que estou a falar…
8 - Cultura é…
Resultado da melhor representação criativa de cada um de nós. Nas suas mais diversas áreas espelha a diversidade de pensamentos e expressões dos melhores entre os melhores.
9 - A Fé…
Para mim ter fé é acreditar. De momento acredito que vou ser um bom Pai, que vou continuar apaixonado, que vou ser feliz e que vou continuar a fazer tudo aquilo que gosto.
10 – Uma referência… Porquê? (figura pessoal ou histórica marcante)
Penso que por tudo o que passei neste últimos 3 anos, com todo o meu envolvimento no Projecto “O Sonho da Mancha”, tenho de me referir a Baptista Pereira, também ele um ribatejano, que marcou a sua época e que deixou saudades, sendo até hoje reconhecido pelos seus feitos dentro de água, como pelo seu auxílio para com as gentes carenciadas de Alhandra.
11 – A sua fonte de vida… (O que faz recarregar baterias. Profissão, família, um sonho, um hobby, uma recordação…)
Nos últimos tempos tenho recarregado as minhas baterias durante as ecografias da Filipa, onde vou vendo o meu primeiro rebento crescer. Na última já tinha 20 centímetros.
12 - Lema de cada dia…
O dia só tem 24 horas, por isso há que aproveitar muito bem cada uma delas. Como há sempre muito para fazer, tenho de gerir muito bem o tempo, sendo objectivo, prático, organizado e eficaz.

2 comentários:

hernandezz disse...

Epá tás diferente!!! PAra melhor....
Grande abraço ohh maior....

andre disse...

Vim cá parar ao blog porque li uma referência sua num jornal regional e depois de ter visto o seu historial de provas de natação, vim ao seu blog, que era referido no jornal regional, e agora vejo aqui que você tem 30 anos... deixe-me dizer-lhe que não lhe dava mais que 23 ou 24, você está bem conservado lol